coronavirus

Exames inadiáveis durante a pandemia do coronavírus

Quais exames inadiáveis devemos realizar durante a pandemia do coronavírus? É de fato necessário nossa ida às clínicas para realizá-los?

Mudanças durante o isolamento social

isolamento social

Estamos vivendo uma época de muitas mudanças e de grandes desafios. Durante a pandemia do coronavírus, muitos setores da economia mundial sofreram alterações no formato de trabalho, e um deles foi o atendimento médico.

A orientação é: #FiqueEmCasa, mas a gente sabe que nem todas as pessoas podem seguir essa determinação, muitos porque trabalham em serviços essenciais e outros por terem a necessidade de realizar alguma atividade inadiável.

E quem está na reta final de uma gravidez, por exemplo? Precisa manter o pré-natal rigorosamente? Aquelas consultas periódicas, devem ser mantidas? E pacientes que precisam realizar o tratamento quimioterápico?

Vamos te ajudar a entender como sanar essas dúvidas.

Clínicas isoladas

Não há como manter a tranquilidade sabendo que se está dividindo o mesmo ambiente com pessoas suspeitas ou infectadas pelo novo coronavírus.

Algumas pessoas, por exemplo, precisam de um acompanhamento médico com periodicidade, outras já possuem consultas marcadas há meses (extremamente comum no SUS), ou até mesmo, cirurgias agendadas e que precisam de exames prévios.

Nestes casos (exames inadiáveis), o ideal é que o paciente procure clínicas isoladas do meio hospitalar para realizar os exames e/ou procedimentos.

Observe que as pessoas contaminadas com o coronavírus estão procurando as emergências hospitalares (público ou privado), logo, clínicas que estão neste mesmo ambiente, são sujeitas a serem mais vulneráveis.

Muitas clínicas estão fora do ambiente hospitalar, como alguns empresariais e espaços espalhados nos grandes centros. Esses ambientes isolados são recomendados para que se realize os exames inadiáveis.

As clínicas isoladas do ambiente hospitalar tem se preparado para receber os pacientes, adequando o horário de atendimento para que os pacientes sejam atendidos de forma exclusiva, higienizando os equipamentos a cada atendimento, e tomando diversos cuidados para que se evite aglomerações e contatos desnecessários.

Exames inadiáveis x Exames eletivos

exames inadiáveis

Podemos dividir os exames (e consultas) em duas partes: Exames inadiáveis e Exames eletivos. Com estas definições, fica bem mais fácil entendermos a situação e buscarmos a solução.

A recomendação da OMS é que haja o cumprimento do isolamento social durante a pandemia de coronavírus, porém, como saber se de fato é necessário quebrar o isolamento para realizar algum exame? A resposta é simples: Pergunte ao seu médico.

exames inadiáveis

Muitos exames, consultas e procedimentos são extremamente necessários, como a hemodiálise, quimioterapia, e pré-natal. Mas há exames que são eletivos, ou seja, podem ser adiados por algum tempo, até que o isolamento social seja relaxado pelas autoridades.

Elencar quais exames são inadiáveis pode ser um erro, pois a decisão deve partir exclusivamente do seu médico. É ele que vai decidir se seu exame ou procedimento é inadiável ou não.

O ideal é que se permaneça em casa o maior tempo possível, evitando a quebra do isolamento social para que possamos passar mais rápido por essa pandemia.


Quer mais textos como este? Acesse nosso BLOG.

No images found!
Try some other hashtag or username