Saúde mental na quarentena é um dos assuntos mais procurados na internet desde o dia 15 de Março de 2020, justamente por ser um dos maiores problemas que os brasileiros enfrentam neste isolamento.
O Post de hoje demonstra qual impacto relevante que a saúde mental tem sobre a população.
O que é Saúde Mental?
É importante dizer, inicialmente, que não se pode confundir saúde mental com doença mental, pois são coisas diferentes, desde o conceito, até o tratamento.
E finalmente, o que é?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
As pessoas que mantém sua saúde mental em dia, consegue compreender facilmente outrem, analisando e diferenciado diversos sentimentos inerentes ao ser humano.
O indivíduo com a saúde mental regular é capaz de identificar sentimentos como raiva, amor, ódio, frustração, raiva, que estão diariamente inseridas na sua rotina, criadas ou não por ele.
O ser humano é feito para se adaptar
Todas as mudanças que ocorrem ao longo da vida de um indivíduo devem ser encaradas com coragem e responsabilidade, pois o ser humano é capaz de se adaptar a diversas situações, mesmo que sejam alteradas rapidamente, como é o caso da Pandemia em que estamos vivendo.
De logo, cancelaram-se os abraços, eventos e aglomerações, mas tudo foi entendido, orientado e adaptado.
Pessoas mentalmente saudáveis conseguem compreender estas mudanças e se adaptar, além de compreender os limites dos outros indivíduos e setores da sociedade, pois são pessoas que vivem a realidade com as devidas emoções que nos são apresentadas, como a felicidade extrema e as frustrações, por exemplo.
Todavia, há situações que não são possíveis de se adaptar tão rapidamente, mas para estes casos a compreensão dos envolvidos devem ser o fator decisivo para a solução do problema, assim, a própria compressão já se torna uma adaptação.
Como manter a saúde mental em tempos de coronavírus?
Manter as energias e sentimentos positivos são essenciais para este momento. Evite qualquer atitude neste período que desabone a sua segurança e de seus familiares.
- Evite ler ou ouvir notícias que te causem ansiedade ou angústia: Ficar informando não é necessariamente você ler ou ouvir todos as notícias que são repassadas pela mídia. O ideal é se informar por meio de alguma mídia confiável, mesmo que seja diariamente, para manter-se atualizado, mas que seja pelo tempo necessário, ou seja, reserve ao menos 20 minutos por dia para se atualizar;
- Proteja-se e apoie outras pessoas em momentos de dificuldade: Suas atitudes podem ser espelhadas e replicadas aos seus familiares, amigos e vizinhos, e o simples fato de ajudar ao próximo já faz bem à nossa saúde mental, pois temos a consciência que estamos fazendo o nosso melhor;
- As crianças merecem atenção: Para as crianças, principalmente as que ainda não entendem a situação em que estamos, o estresse é provocado por diversos fatores. Desta forma, é importante observar que o momento é difícil para todos, por isso, tente manter as crianças entretidas com jogos físicos, brincadeiras e aprendizados;
- Aceite as suas limitações: Pessoas são limitadas e este não pode ser um motivo para desânimo ou frustração. Diversas situações não dependem de você e/ou fogem do seu controle, por serem simplesmente incontroláveis. Quantos brasileiros perderam o emprego ou faliram neste ano? Você tem que se reinventar e saber que a grande maioria das oportunidades são criadas;
- Mantenha bons hábitos alimentares e durma bem: Dois bons exemplos hábitos que não devemos levar para a vida inteira. Além disso, pratique exercícios físicos e reserve um tempo para o lazer. A saúde mental passa por esses caminhos, então, exerça-os;
Saúde mental é responsabilidade pública
O Sistema Único de Saúde (SUS) presta atenção à saúde mental da população por meio de ações financiadas pelo Governo Federal, Estadual e Municipal.
Além disso, os municípios possuem trabalhos estratégicos e organizados, de acordo com o nível de complexidade do problema.
Por meio da Política Nacional de Saúde Mental, projeto promovido pelo Governo Federal e coordenado pelo Ministério da Saúde, possibilitou a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), dos Serviços Residenciais Terapêuticos, das Unidades de Acolhimento, dos Centros de Convivência e Cultura, e diversas outras ações importantíssimas no tratamento desse problema que atinge milhões de brasileiros.
Baixar: Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19
Medidas da RM Diagnóstico
Desde o início da pandemia a RM Diagnóstico tomou diversas medidas importantes para que o nosso paciente seja atendido com a devida segurança, bem como, conseguir realizar todos os exames que precisa. Neste post abaixo estão as medidas adotadas:
Fontes:
Fiocruz; OPAS; Ministério da Saúde