7 exames de imagem

7 exames de imagem para diagnosticar o câncer

O que são exames de imagem?

Os exames de imagem permitem que os médicos possam visualizar o interior do corpo do paciente. Estas análises utilizam formas de energia como ondas sonoras, raios X, campos magnéticos e partículas radioativas, através do corpo.

As mudanças nos padrões de energia produzida pelos tecidos corporais criam uma imagem ou uma fotografia, fazendo com que estas imagens possam mostrar estruturas normais do corpo e suas funções, bem como anomalias provocadas ​​por doenças como o câncer.

Os exames de imagem auxiliam o médico a fazer o diagnóstico preciso da doença, também identificam se o câncer se espalhou, ainda podem ser úteis em terapêuticas mais específicos e determinar como está a resposta do tratamento.

ultrassonografia de mama

Para que são feitos?

Os exames de imagem para diagnóstico do câncer podem ser utilizados para:

  • Diagnosticar a doença em estágios iniciais. Quando usados desta forma é chamado de detecção do câncer. A mamografia é um exemplo de um exame de imagem usada ​​para a detecção do câncer;
  • Diagnosticar uma massa ou nódulo se uma pessoa tem sintomas;
  • Identificar se um tumor é suscetível de ser cancerígeno;
  • Determinar o local exato do tumor;
  • Estadiar a doença;
  • Planejar o tipo de tratamento mais adequado;
  • Verificar se um tumor regrediu de tamanho, permaneceu o mesmo, ou cresceu após o tratamento;
  • Detectar se o câncer voltou após o tratamento;

7 exames de imagem para diagnosticar o câncer

Os exames de imagem realizados com mais frequência para o diagnóstico e reestadiamento do câncer são:

mamografia

  • Mamografia

A mamografia, também denominada mamograma ou mamografia digital, é, basicamente, um raios X das mamas. O rastreamento mamográfico é realizado para verificar se existem sinais de doença na mama na ausência de sintomas ou alterações da mama, podendo detectar o câncer em seus estágios iniciais, antes mesmo que um nódulo possa ser sentido à palpação, e quando o tratamento pode ser mais bem sucedido.

Nas mamografias de rastreamento geralmente são obtidas imagens de cada mama em dois ângulos diferentes.

  • Ultrassonografia

A ultrassonografia é um exame muito bom para mostrar imagens de algumas doenças de tecidos moles que não aparecem de forma adequada numa radiografia. O ultrassom também pode distinguir cistos cheios de líquido e tumores sólidos, porque eles produzem diferentes padrões de eco.

  • Mamotomia

mamotomia

A mamotomia é uma espécie de biópsia utilizada para se diagnosticar o câncer de mama. Este exame é realizado em clínicas ou hospitais, sem que haja a necessidade de internar o paciente, pois a mamotomia é guiada por ultrassonografia, mamografia/esterotaxia ou ressonância magnética.

O procedimento tem máxima precisão na retirada do material suspeito para realização de análise, pois utiliza um sistema de corte a vácuo, conseguindo desta forma, definir ou não a possibilidade de câncer na mama.

  • Tomografia Computadorizada

A tomografia computadorizada, também denominada de tomografia axial computadorizada (TAC) e tomografia computadorizada (TC) espiral ou helicoidal, mostra um corte ou seção transversal do corpo, onde são visualizados ossos, órgãos e tecidos moles  de forma mais clara  do que em uma radiografia simples.

Uma vez que a imagem é gerada no computador, pode ser ampliada para se analisada com mais detalhes, facilitando sua interpretação.

  • Ressonância Magnética

Assim como na tomografia computadorizada, na ressonância magnética (RM) ou ressonância magnética nuclear (RMN) são criadas imagens transversais dos órgãos internos.

Entretanto, a ressonância magnética utiliza poderosos ímãs em vez de radiação para formar as imagens. Uma ressonância magnética pode ter cortes transversais que podem ser vistos de vários ângulos, por exemplo, de frente, de lado ou de cima. Ela cria imagens de partes moles do corpo, que são, difíceis de serem observadas utilizando outros exames de imagem.

  • Radiografias

Os exames de raios X ou radiografias fornecem imagens dos ossos e certos órgãos e tecidos. As radiografias são muito boas para detectar problemas ósseos.

Porém, a principal desvantagem de se utilizar o raio X, é justamente a exposição à radiação, visto que, muitas vezes, o médico precisará diversas imagens.

  • Medicina Nuclear

A medicina nuclear é uma especialidade médica que, utilizando uma diversidade de radionuclídeos incorporados a compostos específicos, avalia a fisiologia e o metabolismo do corpo, mediante o registro da radioatividade detectada em curvas de atividade em função do tempo, tanto para fins de diagnóstico como para fins terapêuticos.

Fatores que determinam quais exames de imagem são usados nos diferentes tipos de câncer

Os exames solicitados pelo médico podem depender de vários fatores, como:

  • Localização do tumor;
  • Tipo de tumor;
  • Necessidade da realização de biópsia;
  • Equilíbrio entre os riscos e benefícios do procedimento a ser realizado;
  • Custos;

Conheça os exames que a RM Diagnóstico por Imagem faz:

Ultrassonografia: Ginecológica e Obstétrica, 3D e 4D, com Doppler, Pediátrica, Músculo-Esquelética, Vascular, Biópsia por Agulha Fina e Grossa, Mamotomia, Ecocardiograma, Vulcoscopia, Colposcopia e Citologia e Elastografia Shear Wave.

 

Fontes: Oncoguia, Minha Vida e Hospital São José

No images found!
Try some other hashtag or username